Menu Superior

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Outubro Rosa 2011 -Movimento Mundial Contra o Câncer de Mama !

Outubro Rosa 2011 - O Movimento Mundial contra o Câncer de Mama começou, apoie o Outubro Rosa Você também !

outubro rosa OUTUBRO ROSA 2011   O movimento mundial contra o cancêr de mama começou,apoie o Outubro Rosa você tambem!

"Leia e Reflita por uma Causa Nobre "

Colatina/ES, 23 de Agosto de 2011.


Excelentíssima Senhora Presidenta da República Federativa do Brasil
DILMA ROUSSEFF


Estou escrevendo como mulher, portadora de neoplasia da mama direita.
Sou médica formada pela Universidade Federal do Espírito Santo em 1980, Delegada Presidente da Delegacia Seccional do CRM-ES - Vale do Rio Doce/ES, filha, irmã, esposa, mãe de família e agora paciente que está iniciando um tratamento longo e difícil.
Para a nossa primeira Presidente mulher.
Para uma mulher que entende meu sofrimento porque também já foi uma paciente com diagnóstico de neoplasia.
Passar por um sofrimento inevitável sem conquistar nenhum aprendizado é uma perda irreparável de tempo e sofrimento. Temos a obrigação de crescermos como ser humano!
Exercendo a minha cidadania neste momento de dor, venho pedir a Vossa Excelência que analise com critério e urgência a situação atual sobre a dificuldade para retirarmos o FGTS na Caixa, que beneficia a tantos portadores de neoplasias e ajuda a custear o aumento das despesas e às vezes a diminuição da renda familiar exatamente no momento crucial onde “o chão nos falta”.
Para a maioria dos trabalhadores brasileiros este é o único recurso. Gostaria de esclarecer que não é o meu caso, pois sou médica e trabalho como funcionária Federal desde Setembro de 1983, exercendo desde Agosto de 1993 o cargo de Diretora Técnica do Hemocentro Regional de Colatina, que abrange toda a região Noroeste do Espírito Santo, desempenhando entre outras atividades a capacitação e captação de doadores voluntários de sangue, cadastro de voluntários para doação de medula óssea e atendimento aos pacientes portadores coagulopatias hereditárias, sendo a hemofilia a mais frequente. Atuo em outras atividades na área da saúde.
As dificuldades que tive no entendimento e preenchimento do Atestado Médico, entre a linguagem dos meus médicos assistentes e dos funcionários da Caixa, transformaram essa tarefa mais dolorosa, com várias idas e vindas.
Estou certa que uma normatização para o Conselho Federal de Medicina (CFM) traria regras mais fáceis para os médicos assistentes, os funcionários da Caixa e conseqüentemente aos pacientes que, infelizmente, mas oportunamente, precisam desse beneficio oferecido pela Lei 8.922/1994.
Fui informada que em Outubro de 2011 (será o OUTUBRO ROSA!) acontecerá uma grande campanha mundial para profilaxia do Câncer de Mama. Parabenizo pela iniciativa!
Contudo, as pacientes já diagnosticadas seriam plenamente contempladas com a melhor clareza entre o que o médico assistente escreve e a Caixa deseja, que esteja escrito no atestado médico. Me permita sugerir que o CFM e os auditores da Caixa definam, urgentemente, um texto padrão para minimizar o sofrimento dos nossos pacientes.
Acredite senhora Presidente, não é tarefa fácil, porque como já disse sou médica há 30 anos, eleita pelos médicos da Região Noroeste do ES membro efetiva na gestão 1998/2003, assumindo o cargo de Delegada Presidente neste período. A seguir reeleita na gestão 2003/2008, assumindo o cargo de Delegada Presidente no período de 2003 a Abril de 2006. Reeleita ao cargo de Delegada efetiva na gestão 2008/ 2013, reassumindo, novamente, em junho de 2011 o cargo de Delegada Presidente. Também fui eleita para a diretoria do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo para gestão no mandato 2000/2006. Porém, não consegui entender a maneira como a Caixa deseja que o médico assistente redija o texto do Atestado Médico. Imagine então os leigos!
Quero juntar o meu brado aos gritos silenciosos dos trabalhadores brasileiros que esperam uma mudança urgente e não sabem como fazê-lo.
Com a certeza de que serei atendida agradeço em nome de tantos brasileiros anônimos e sofridos que vão do consultório médico à Caixa e da Caixa para o consultório médico diversas vezes, sem resolver o problema. Enquanto isso o tempo tão precioso para essa patologia grave passa, e o grande e único problema que deveria existir é o tratamento do câncer deixa de ser o foco principal.
Como diversos familiares, amigos, colegas de trabalho e pessoas que me surpreendem a cada dia estão orando pela minha recuperação rápida, oro a Deus que proteja a sua saúde para que possa continuar no comando do nosso Brasil, que tanto amamos, atuando com Ética, Sabedoria e Justiça, como tem sido.
Quero esclarecer que apesar de ter participado destas idas e vindas do consultório médico à Caixa, fui tratada e acolhida pelos funcionários da Agência de Colatina/ES, com respeito e zelo.
Encerro com uma mensagem que recebi hoje de uma funcionaria pública do Hospital Silvio Avidos – Colatina/ES.
“A vida só vale a pena, quando acreditamos que tudo na vida vale a pena”.

Respeitosamente,


MÁRCIA LYRA QUINTAES GALVÃO SOARES.




P.S. Cópias desta carta tambérm foram enviadas para:
Governador do Estado do Espírito Santo
Sr. José Renato Casagrande.
Secretario de Saúde do Estado do Espírito Santo
Dr. Jose Tadeu Marino.
Deputado Federal do Espírito Santo.
Dr. Paulo Roberto Foletto
Deputado Estadual do Espírito. Santo
Sr.Genivaldo Lievore.
Deputado Estadual
Sr. Josias da Vitoria.
Prefeito de Colatina
Sr. Leonardo Deptulski
Conselho Federal de Medicna
Presidente Dr. Roberto Luiz Dàvilla
Conselheiro Federal do Espírito Santo
Dr. Celso Murad
Conselho Regional de Medicina do Estado do Espírito Santo.
Presidente Dr. Aloizio Faria de Souza.
Delegacia Seccional do CRM-ES Vale do Rio Doce
Delegada Presidente- Dra. Marcia Lyra Quintaes Galvão Soares
Presidente da FENAM - Federação Nacional dos Médicos
Dr. Cid Célio Jayme Carvalhaes
Sindicato dos Médicos do Espírito Santo
Presidente Dr.Otto Fernando Moreira Baptista.




Um comentário: